Como os supermercados atraem e fidelizam os clientes: estratégias reveladas
Quais as principais estratégias que os supermercados utilizam para vender? Os supermercados são estabelecimentos que vendem produtos de primeira necessidade para os consumidores.
Antes de mais nada, eles utilizam uma variedade de estratégias para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Em primeiro lugar, explicaremos cada uma das principais estratégias utilizadas pelos supermercados, são ações que vão além de frases para atrair clientes.
À primeira vista; inovação é fundamental para os supermercados manterem-se competitivos em um mercado cada vez mais concorrido. Sobretudo as inovações podem abranger desde a melhoria da experiência de compra do cliente até a otimização de processos internos.
Do mesmo modo, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por soluções práticas e inovadoras na hora de fazer suas compras. Os supermercados que conseguem atender a essas demandas tendem a se destacar no mercado e a fidelizar os clientes.
Em outras palavras; a inovação também pode ajudar os supermercados a reduzir os custos e a aumentar a eficiência de seus processos. Sobretudo, por exemplo, a implementação de sistemas automatizados de gestão de estoque pode ajudar a evitar desperdícios e reduzir as perdas de produtos.
Juntamente com, as inovações também podem ajudar a aumentar as vendas dos supermercados. Por exemplo, a criação de aplicativos móveis para compras online pode atrair consumidores que preferem fazer suas compras pela internet.
Os supermercados que inovam tendem a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. As inovações podem ajudar a criar um diferencial em relação aos concorrentes e a atrair novos clientes. Primeiramente tome nota de algumas ideias para aumentar vendas em supermercado.
Você pergunta e nos respondemos:
- Como conquistar mais clientes no supermercado?
- Como organizar ilha de supermercado?
- Quais as estratégias que os supermercados utilizam para vender?
Saiba quais as principais estratégias que os supermercados utilizam para vender
Merchandising
Merchandising é a estratégia utilizada pelos supermercados para promover a venda de produtos por meio de técnicas de exposição e apresentação adequadas. Por exemplo, as prateleiras são organizadas de forma atraente para que os clientes encontrem os produtos com facilidade, e as promoções são destacadas com sinalizações coloridas e chamativas.
Ao mesmo tempo; segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, 59% das decisões de compra são feitas no próprio ponto de venda, o que demonstra a importância do merchandising para os supermercados.
Preços baixos
Os supermercados também utilizam preços baixos como uma estratégia de venda. Eles fazem ofertas e descontos em produtos populares para atrair clientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, 91% dos consumidores brasileiros consideram o preço o fator mais importante na hora de escolher um supermercado.
Análise de perfil dos consumidores
Os supermercados coletam informações sobre os hábitos de compra dos clientes para entender melhor seu perfil e oferecer produtos que atendam suas necessidades. Eles utilizam sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para armazenar e analisar essas informações.
Segundo uma pesquisa da Salesforce, 84% dos consumidores dizem que a experiência de compra personalizada é muito importante para eles. O estudo do comportamento dos shoppers, é fundamental para aquisição de novos clientes, não sabe o que é shopper no PDV? Estude agora em nosso artigo, completo sobre o assunto.
Visual Merchandising
O Visual Merchandising é a técnica de utilizar elementos visuais para criar uma atmosfera agradável e convidativa no ponto de venda. Todas as vezes que que os supermercados utilizam essa técnica para chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a comprar.
Por exemplo, eles utilizam cores, iluminação e displays temáticos para destacar produtos sazonais ou em promoção. Não sabe qual a função de um visual merchandising? Facilitamos sua busca em um artigo especial, acesse e domine a estratégia.
Presença nas redes sociais
Os supermercados utilizam as redes sociais para se comunicar com os clientes e divulgar suas promoções e novidades. Eles criam perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e utilizam essas plataformas para publicar conteúdo relevante e interagir com os clientes.
Variedade de produtos
Os supermercados oferecem uma grande variedade de produtos para atender às necessidades dos clientes. Eles investem em pesquisa de mercado para identificar as tendências e as demandas dos consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os supermercados brasileiros oferecem em média 15.000 produtos diferentes.
Novas tecnologias
Os supermercados estão constantemente buscando novas tecnologias para melhorar a experiência de compra dos clientes. Eles utilizam sistemas de autoatendimento, aplicativos móveis e programas de fidelidade para facilitar o processo de compra e fidelizar os clientes.
Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, 81% dos consumidores dizem que esperam que as empresas utilizem tecnologias para melhorar sua experiência de compra.
Promoções e descontos
As promoções e os descontos são estratégias muito comuns nos supermercados. Eles oferecem descontos em produtos específicos ou em categorias de produtos, como alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Além disso, eles fazem promoções sazonais, como nas datas comemorativas, e utilizam o sistema de cashback para incentivar a fidelidade dos clientes. Segundo a pesquisa da ABRAS, 72% dos consumidores brasileiros compram produtos em promoção.
Design de loja
Das técnicas de vendas para pdv o design de loja é uma estratégia muito importante para os supermercados. Eles utilizam um layout que facilite a circulação dos clientes e que seja agradável visualmente. Sobretudo, os corredores são largos e bem iluminados, e os produtos são organizados de forma lógica. Sob o mesmo ponto de vista, segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, a disposição dos produtos na loja é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra dos clientes.
Música no PDV
A música é uma estratégia que ajuda a criar uma atmosfera agradável no ponto de venda e é uma das técnicas de marketing no ponto de vendas. Nesse meio tempo os supermercados utilizam músicas suaves e relaxantes para criar um ambiente de compras agradável e confortável para os clientes.
Marketing Olfativo
O Marketing Olfativo é uma estratégia que utiliza aromas para criar uma experiência de compra agradável e inesquecível. Os supermercados utilizam fragrâncias suaves e agradáveis em diferentes áreas da loja para criar uma atmosfera agradável e para estimular os sentidos dos clientes.
Desenvolvimento de Marca própria
Os supermercados criam suas próprias marcas para oferecer produtos de qualidade com preços mais baixos. Eles investem em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que atendam às necessidades dos clientes e que sejam competitivos em termos de preço e qualidade.
Segundo a pesquisa da ABRAS, as marcas próprias representam em média 14% das vendas dos supermercados brasileiros. Mais do que ter marca própria você sabe como melhorar a exposição de produtos em supermercado? Invista no processo de modo integral.
Ofertas de serviços
Os supermercados oferecem uma variedade de serviços para atender às necessidades dos clientes. Juntamente com, eles disponibilizam serviços de delivery, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, entre outros. Frequentemente esses serviços ajudam a fidelizar os clientes e a aumentar as vendas dos supermercados. O Cross merchandising é comprovado estrategicamente sadio para as vendas, estruture ofertas e facilidades para que os clientes encontrem estes produtos. Não sabe o que é cross merchandising? Produzimos um artigo completo que te ajudar, confira!
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é a estratégia utilizada pelos supermercados para criar um relacionamento duradouro com os clientes. De maneira idêntica, eles utilizam programas de fidelidade, newsletters e outras estratégias para se comunicar com os clientes e oferecer benefícios exclusivos. Segundo a pesquisa da Salesforce, 75% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas ofereçam programas de fidelidade.
Experiência de compra
A experiência de compra é uma estratégia que visa proporcionar uma experiência agradável e memorável para os clientes. Os supermercados investem em treinamento de funcionários, na limpeza e organização da loja e em outras estratégias para tornar a experiência de compra agradável e confortável para os clientes. Segundo a pesquisa da McKinsey, 70% dos consumidores dizem que uma experiência de compra positiva é muito importante para eles.
Conclusão
Afinal, supermercados utilizam uma variedade de estratégias para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Essas estratégias incluem marketing para supermercados, preços baixos, análise de perfil dos consumidores, visual merchandising.
Presença nas redes sociais, variedade de produtos, novas tecnologias, promoções e descontos, design de loja, música no ponto de venda, marketing olfativo, desenvolvimento de marca própria, ofertas de serviços, marketing de relacionamento e experiência de compra.
Conclusão: Essas estratégias são fundamentais para que os supermercados se mantenham competitivos em um mercado cada vez mais concorrido. Os clientes têm muitas opções na hora de escolher onde comprar, e os supermercados precisam oferecer um diferencial para atrair e fidelizar os consumidores.
As estratégias de venda descritas acima ajudam os supermercados a criar um ambiente agradável e confortável para os clientes, além de oferecer produtos e serviços de qualidade com preços competitivos. Esperamos ter respondido a questão, quais as principais estratégias que os supermercados utilizam para vender? Gostou do artigo, não esqueça de compartilhar.