Quando começou o merchandising? À primeira vista no início do século XX, o merchandising evoluiu com a criação de brindes para eventos esportivos, shows e outras atividades públicas. De antemão as empresas começaram a produzir camisetas, bonés e outros itens com seus logotipos e nomes para distribuir como brindes durante esses eventos.
Da mesma forma a Coca-Cola, por exemplo, foi uma das primeiras marcas a usar o merchandising de forma ampla. Produzindo itens como copos, refrigeradores e outros produtos promocionais para seus clientes.
Sob o mesmo ponto de vista na década de 1950, o merchandising evoluiu para incluir a produção de produtos de licenciamento. Como brinquedos, jogos e roupas inspirados em personagens de desenhos animados e filmes. Da mesma forma o uso de licenças de personagens famosos permitiu que as marcas ampliassem sua presença em diferentes categorias.
Hoje, o merchandising é uma técnica de marketing amplamente utilizada por uma ampla gama de empresas. Desde marcas de alimentos e bebidas até empresas de tecnologia e de entretenimento. Do mesmo modo desde produtos promocionais básicos, como canetas e blocos de notas, até produtos sofisticados, como dispositivos eletrônicos. O merchandising é uma forma efetiva e econômica de promover uma marca e aumentar sua visibilidade.
Você pergunta, e a gente responde:
Qual etimologia da palavra merchandising?
Ao mesmo tempo a origem da palavra remonta ao século XVII, quando os comerciantes começaram a usar técnicas de merchandising no PDV para atrair clientes e aumentar suas vendas. Nesse ínterim a palavra “merchandising” foi popularizada no início do século XX, quando o uso de brindes e outros produtos personalizados para promover marcas e produtos tornou-se mais comum.
Desde então, o merchandising evoluiu para incluir uma ampla gama de técnicas de marketing, desde licenciamento de produtos e produtos colecionáveis até produtos de entretenimento e produtos corporativos.
Como era feito o merchandising antigamente?
A seguir está um cronograma resumido da evolução do merchandising ao longo do tempo:
- Século XIX: As empresas começam a produzir itens o que são ações promocionais no PDV, como brindes, para seus clientes.
- Início do século XX: O merchandising evolui com a criação de brindes para eventos esportivos, shows e outras atividades públicas.
- Década de 1920: O merchandising é usado com mais frequência por marcas de alimentos, bebidas e outros produtos de consumo.
- Década de 1950: O merchandising evolui para incluir produtos de licenciamento, como brinquedos, jogos e roupas inspirados em personagens de desenhos animados e filmes.
- Atualidade: O merchandising é amplamente utilizado por uma ampla gama de empresas, desde marcas de alimentos e bebidas até empresas de tecnologia e entretenimento, para promover suas marcas e aumentar a visibilidade.
Tipos de merchandising?
- Produtos promocionais: Itens personalizados, como canetas, blocos de notas, chaveiros e camisetas.
- Licenciamento de produtos: Produtos inspirados em personagens de desenhos animados, filmes, jogos e outros entretenimentos licenciados por empresas.
- Produtos de marca: Produtos produzidos por uma empresa para serem vendidos com sua marca.
- Produtos de evento: Itens personalizados produzidos para eventos esportivos, shows e outras atividades públicas.
- Produtos colecionáveis: Produtos produzidos em edições limitadas para serem colecionados, como figurinhas, cartões e outros itens.
- Produtos de entretenimento: Produtos relacionados a filmes, séries de TV e outros entretenimentos, como jogos, brinquedos e livros.
- Produtos corporativos: Brindes usados para promover uma empresa ou sua marca.
Estes são alguns dos tipos mais comuns de merchandising, mas existem muitas outras formas de promover uma marca ou produto através do uso de produtos personalizados e licenciados. Afinal, esperamos ter respondido de forma clara um pouco sobre qual a história do merchandising.